- Sementes-
A semente é a formação dos vegetais superiores, originária do desenvolvimento do óvulo após a fecundação das plantas gimnospermas ou angiospermas. No seu interior encontra-se o embrião, que dará origem a uma nova planta após a fecundação.
Estrutura da semente
A semente é formada pelo tegumento (ou casca), amêndoa, embrião e albúmen.
Tegumento: é o envoltório protetor da semente, originário dos tegumentos do óvulo. Sua resistência em geral, relaciona-se com a consistência do pericarpo. Em algumas sementes, o tegumento é constituído por duas partes: a testa, que é externa e espessa, e o tégmen, que é a parte interna, mais delgada. Estas partes correspondem, mas não obrigatoriamente à prima e secundina do óvulo.
Amêndoa: é a parte principal da semente. Corresponde à nucela do óvulo, um tanto modificada depois da fecundação. É protegida pelo tegumento e consta, em geral, de duas partes: embrião e albúmen.
Embrião: é a parte principal da semente. A experiência demonstra ser o embrião responsável pela origem do novo vegetal, quando há germinação da semente. Efetivamente, o embrião é um verdadeiro vegetal em estado potencial, com seus órgãos rudimentares, representados pela radícula, caulículo e gêmula.
A radícula dá origem a raiz, enquanto o caulículo origina o colo ou nó vital (região de transição entre a raiz e o caule); a gêmula se responsabiliza pelo desenvolvimento do caule e das folhas.
Os cotilédones são folhas modificadas que se traduzem em reservatórios de alimentos, utilizados pelo vegetal nos primórdios do seu desenvolvimento.
Albúmen: A reserva alimentar acumulada na semente, fora dos cotilédones. De acordo com a natureza das substâncias que o formam, o albúmen pode ser:
Amiláceo: se o amido for o seu principal componente. Exemplo: cereais.
Oleaginoso: quando há predominância dos lipídios. Exemplo: mamona. Córneo: quando se apresenta rígido. Exemplo: café.
Arilo: a estrutura que deriva do funículo (pedúnculo do óvulo) após a fecundação e envolve o óvulo parcial ou totalmente;
Sarcotesta: estrutura mucilaginosa que envolve a testa da semente, que se torna pulposa;
Hilo: a cicatriz deixada pelo funículo na base da semente;
Rafe: a parte do hilo que permanece unida ao tegumento, especialmente presente em óvulos anátropos (curvados);
Cicatriz da micrópila: a cicatriz deixada pela micrópila do óvulo, geralmente não visível a olho nu.